Código: | AIS20013 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CT | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: | |||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da Cruz Maria Alcina Velho Dourado da Silva |
Português
A atual sociedade de consumo de produtos e imagens implica que os profissionais de Animação e de Património reúnam algumas competências básicas nos domínios da comunicação e do turismo de modo a capacitarem-se para o exercício das suas profissões em qualquer organização privilegiando áreas como o marketing turístico ou a geografia do turismo e do lazer. Para ser capaz de intervir em contextos profissionais, quer o técnico de Animação quer de Património deve ser capaz de reconhecer a comunicação como poderosa aliada da sua atividade numa relação dialética com a geografia dos lugares e do exercício do lazer. As atuais alterações da sociedade obrigam a uma ação deste tipo de profissionais de forma concertada com outros técnicos de múltiplos sectores, numa visão dinâmica da intervenção destes especialistas na comunidade. Senão atente-se nas mudanças rápidas e ininterruptas da sociedade atual, envolvendo não só os sujeitos, como os espaços que frequentam - pela criação de novos centros de lazer, por exemplo - e novas formas de fruição. Esta unidade curricular pretende, por isso, contribuir para alargar os conhecimentos nestes dois domínios, facilitando a sua integração futura em contexto laboral.
Esta UC oferecida pelo Departamento de Comunicação em colaboração com o Departamento de Ciências Sociais e Pedagogia faz parte do Plano de Estudos dos cursos de Animação e Património (2º e 3º anos) sendo de frequência opcional.
a) Geografia do turismo
1. Tipos de turismo
2. Os territórios do turismo
3. O turismo no mundo: evolução e tendências
4. O turismo como fator de desenvolvimento económico e social em Portugal e no mundo
5. O planeamento e o ordenamento do território e o turismo
6. O turismo e a sustentabilidade territorial
b) Comunicação Turística
1. Introdução à Comunicação Turística
2. Marketing Turístico (conceitos básicos: marketing, marketing turístico, marketing mix)
3. Oferta turística (conceitos básicos: procura, produto/serviço, ciclo de vida)
4. Públicos e Mercados (conceitos básicos: segmentação, posicionamento, consumidor)
5. Do diagnóstico à estratégia de marketing turístico
6. O plano de ação (conceitos básicos: objetivos, mensagem, canais de comunicação)
7. As ferramentas de comunicação ao serviço do Marketing Turístico (conceitos básicos: Publicidade, Relações Públicas, Promoção de Vendas, Marketing Direto)
Ciências sociais > Ciências da comunicação
Ciências sociais > Economia > Estudos sobre o turismo
Ciências sociais > Geografia
Ciências sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão turística > Impacto do turismo no património cultural
As diferentes temáticas a abordar serão organizadas por conceitos e ferramentas num enfoque maioritariamente teórico-prático. As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos, bem como em simulações e outros exercícios a partir da informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais disponibilizados atempadamente, incluindo a plataforma de ensino a distância.
Cada sessão presencial será composta, necessariamente, por componentes teóricos e práticos, com ênfase em métodos ativos, em particular prevendo-se o emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, método expositivo misto e estudos de caso, implicando: leitura, análise e discussão de textos; realização de simulações, role-playing entre outros exercícios; elaboração e apresentação de trabalhos escritos, incluindo comentários críticos; apresentação e discussão de trabalhos.
Inclui-se ainda a discussão orientada sobre temas relacionados, a partir de vários documentos-base, nomeadamente materiais audiovisuais e textos, podendo apresentar-se em várias línguas para além da língua portuguesa; apresentação dos resultados das diferentes atividades (recorrendo a diferentes métodos de apresentação, incluindo comunicação oral); recurso à aprendizagem em blended learning através de plataforma de ensino a distância, o que implica o recurso às respectivas ferramentas de comunicação como os foruns.
A plataforma de ensino a distância Moodle em http://moodle.ese.ips.pt/ servirá igualmente para ministrar conteúdos, possibilitar a realização de atividades teórico-práticas e permitir a interação entre docente-aluno e aluno-alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação do discente.
Excecionalmente e durante o período coincidente com Estágios ou devido a outros motivos que impossibilitem a realização de sessões letivas presenciais, as atividades correspondentes desenrolar-se-ão exclusivamente via plataforma de ensino a distância.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Um momento de avaliação escrito, individual – 40% da nota.
b) Um trabalho de grupo – 40% da nota, com realização, entrega e apresentação em data a definir segundo calendário próprio.
c) Presença e participação nas sessões letivas presenciais – 20% da nota.
Para obter avaliação à componente c) o aluno deve frequentar um mínimo de 70% de aulas presenciais, exceto se for trabalhador-estudante, aluno Erasmus, repetente e/ou abrangido por outros estatutos especiais - neste caso deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de atividade letiva.
Os alunos trabalhadores-estudantes ficam dispensados da nota de participação nas aulas e os 10% serão englobados na nota da prova de avaliação escrita.
Em ambos os modelos consideram-se os seguintes aspetos: assiduidade e interesse demonstrados nas aulas e atividades da turma, qualidade das intervenções e capacidades reveladas (pesquisa, método de trabalho, reflexão, análise crítica, organização, interação de grupo, linguagem utilizada e contribuições individuais).
A nota a atribuir aos trabalhos depende da respetiva componente oral e/ou escrita.
A nota final de cada aluno corresponde ao resultado do cálculo de acordo com a percentagem atribuída a cada momento de avaliação.
Nota final = (A*40%)+(B*40%)+(C*20%)
Em que: A corresponde a 1 teste individual; B corresponde a 1 trabalho de grupo; C corresponde a presença e participação nas aulas, reuniões tutoriais e/ou Moodle.
Espera-se que os trabalhadores-estudantes e situações equivalentes que os impossibilitem de estar presentes nas sessões lectivas em sala de aula dêem conhecimento do seu estatuto aos docentes e secretaria ao longo dos primeiros quinze dias lectivos de modo a permitir o desenvolvimento de estratégias alternativas de apoio e de submissão de elementos de avaliação complementares. Nestes casos, a assiduidade e participação na plataforma de ensino a distância é fundamental. Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito definindo qual o modelo de avaliação por que opta: contínuo ou no âmbito do respectivo Estatuto. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE (ficha de aluno) devidamente justificados de acordo com as normas em vigor.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Aulas da disciplina (estimativa) | Aulas | 64 | |
Total: | 64 |
Bibliografia complementar e documentação de apoio: poderá ser disponibilizada ao longo da leccionação da disciplina nas aulas, junto dos serviços de papelaria da Escola e/ou através da plataforma de ensino a distância da ESE, incluindo a bibliografia online.
A Língua de Ensino é o Português.
Na plataforma de ensino a distância Moodle serão disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
O Programa será apresentado na 1ª sessão letiva presencial, para além de encaminhado junto dos responsáveis dos órgãos da ESE/IPS podendo ser sujeito a revisão durante os primeiros 15 dias de atividade letiva do ano a que diz respeito, altura a partir da qual passa a versão definitiva para o atual ano letivo.
Até lá a versão definitiva para o ano letivo a que diz respeito é sujeita a revisão.
Posteriormente a versão final será disponibilizada no portal e área Moodle para consulta integral.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC diretamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/
Se é utilizador autenticado e pretende aceder à versão integral do Programa, pode clicar em 'Conteúdos' na coluna da direita.
A actividade lectiva decorre de acordo com o horário semanal pelos docentes Alcina Dourado e Carlos Cruz.
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